terça-feira, 28 de junho de 2016

Dieta da Proteína: vantagens e desvantagens

Dieta da Proteína: vantagens e desvantagens

A dieta da proteína se baseia em ações que reduzam consideravelmente o consumo de carboidratos, ficando restritas a ingestão de apenas carboidratos leves e proteínas, como carne, ovos, leite e derivados.
emagrecer com metodo inovador
É uma dieta com uma alta ingestão de gordura, em que o próprio usuário estabelece o quanto irá comer.
A dieta da proteína recebeu o sobrenome de seu criador, o cardiologista Norte Americano Robert Atkins que afirmava que “para se fazer dieta não é necessário passar fome”.

Como funciona a dieta da proteína

dieta da proteína perder peso rápidoA proteína é um alimento que se desfaz no organismo por um processo lento de digestão o que funciona como um inibidor do apetite.
Contudo, a redução de carboidratos no organismo provocam um processo denominado cetose, ocasionada pela queima das reservas de gordura do organismo. Por isso, no decorrer da dieta da proteína podem haver manifestações de sintomas, tais como: tontura, tremores, retenção renal, fraquezas e entre outros.

Quais alimentos podem ser consumidos?

A dieta da proteína deve ser realizada em um período de 30 dias, sendo dividida em 2 ciclos de 15 dias.
Passado o período de quinze dias de abstinência de carboidratos é recomendado que se suspenda a dieta  por 3 dias, em seguida, deve-se continuar a dieta da proteína por mais 15 dias.
Existem depoimentos de pessoas que afirmam ter perdido até 7 quilos com essa dieta!
Os principais alimentos recomendados para se consumir nessa dieta, são os alimentos ricos em proteínas e os carboidratos leves.
  • Proteínas: carne magra, ave, bacon, peixe e ovos.
  • Verduras e Frutas: rabanete, pepino, aipo, abacate, melão, melancia e limão
  • Carboidratos leves: leite, queijo, iogurte, beterraba, cereja, caqui e uva.
Alimentos que não devem ser consumidos durante a dieta da proteína: pão, macarrão, arroz, batata, biscoitos, doces, bolos, refrigerantes, milho, feijão, ervilha e quaisquer outros cereais e carboidratos simples.

Quais são as reais vantagens e as desvantagens dessa dieta?

Principais vantagens

Uma das principais vantagens na dieta da proteína está na abstinência do carboidrato, pois devido a sua ausência no organismo e a alta ingestão de proteínas, o corpo sofre um processo denominado cetose, em que as reservas de gordura do organismo são queimadas e transformadas em fonte de energia, ocasionando o emagrecimento acelerado.
Outro fator considerado vantajoso para os adeptos da dieta, é que o consumo de alimentos proteicos produz uma maior saciedade. Além de não existir limite da quantidade de alimentos que podem ser ingeridos, o número e a quantidade de porções são determinações feitas pelo usuário da dieta, sendo assim, a principal restrição está nos tipos de alimentos que podem ser consumidos.

Principais desvantagens

Com a dieta da proteína é possível emagrecer, porém, é um resultado que se mantém em curto prazo, pois é impossível manter esse ritmo alimentar por longo período, portanto o corpo tende a voltar as suas antigas formas.
Como é uma dieta baseada em altos teores de gordura, pode trazer prejuízos à saúde de pessoas que são propensas a terem problemas cardiovasculares e hipertensão, entre outros fatores.
Portanto, ao se adotar essa dieta deve-se ficar atento aos limites do seu corpo, não praticar atividades físicas nos períodos em que esteja em dieta. Outro fator importante, depois dos trinta dias de dieta retome lentamente o consumo de carboidratos em sua dieta diária, com o objetivo de manter a saúde e os resultados alcançados.
Atenção, não faça dieta sem orientação de um profissional de saúde competente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname